Covid-19: Fashion e segura

Estamos vivendo um tempo de isolamento e onde a moda está meio “fora de moda”. Isso porque estamos todos em casa e se vestir não parece ser algo muito atrativo. Mas, em breve, estaremos todos de volta às atividades cotidianas – talvez com menos correria e mais conscientes do nosso tempo.

De qualquer forma, é real o uso do nosso novo acessório para compor o “look do dia” – a máscara. Ela vai vir com tudo por medida de segurança, mas vale a pena dar uma atenção especial ao item, visto que ele será utilizado diariamente, ou seja, combinando com nossa roupa, nosso estilo, nossa essência.

Bom, até aqui está tudo certo, adequar a máscara ao nosso estilo é algo possível de fazer. Mas, precisamos ter muito cuidado na hora de inventar demais. Ainda não se sabe ao certo sobre o uso de elementos em metal e de outros materiais na máscara, pois já levantou-se a questão do vírus sobreviver por mais tempo em outros materiais que não o tecido.

Sobre isso, a pneumologista Dra. Fernanda Aguiar do Hospital São Rafael – BA, alerta:

“Considerando o cenário atual da pandemia de COVID-19 e as possíveis vias de transmissão da doença, o uso generalizado de máscaras pela população apresenta-se  como uma importante ferramenta no combate à SARS-CoV-2, junto com as outras medidas de prevenção como limpeza das mãos e superfícies e distanciamento social. 

Nesse momento, as máscaras cirúrgicas devem ser reservadas aos profissionais de saúde e para população geral, o ministério da saúde recomenda o uso de máscaras artesanais/caseiras. Essas máscaras tem um baixo custo e podem ser produzidas com vários tecidos, porém o  mais  recomendado é usar tecidos 100% algodão porque  são os que impedem a passagem de partículas pequenas de forma mais eficaz.

Para o uso da máscara atingir o objetivo algumas recomendações precisam ser observadas:

  1. A máscara é de uso individual e não deve ser compartilhada
  2. Devem ter  medidas adequadas – dois cortes de tecido 100% algodão com 26 cm de largura e 16 cm de altura
  3. Deve-se ter atenção a forma de utilização e limpeza das máscaras
  4. As mãos devem ser lavadas (com água e sabão)  sempre que a máscara for manipulada(colocar e tirar)
  5. Deve cobrir totalmente a boca e o nariz e deve ficar bem  ajustadas ao rosto
  6.  Deve-se evitar tocar na máscara depois de colocá-la.
  7. A remoção deve ser feita pelos elásticos ou alças laterais, evitando o contato com olhos, nariz e boca
  8. Evitar uso de batom ou outra maquiagem ou base durante o uso da máscara

As máscaras caseiras devem ser usadas sempre que se deixar o domicílio (rua, transporte público, mercados, mercearias, farmácias, local de trabalho, entre outros). Ao chegar em casa, ela deve ser retirada e lavada, seguindo as orientações abaixo:

  1. A máscara deve ser lavada separadamente de outras roupas
  2. Lavar previamente com água corrente e sabão neutro
  3. Deixar de molho em uma solução de água com água sanitária* de 20 a 30 minutos
  4. Enxaguar bem em água corrente, para remover qualquer resíduo de desinfetante 
  5. Deixar secar e  passar com ferro quente
  6. Guardar em um recipiente fechado. 

* Para preparar uma solução de água sanitária ( 2,5%) com água, por exemplo, você pode diluir de 2 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água

Um detalhe muito IMPORTANTE! Máscara caseira é para quem não tem sintomas respiratórios. Para os sintomáticos respiratórios, quer tenham diagnóstico confirmado ou não de COVID-19, o recomendado é usar a máscara cirúrgica. 

Agora que você tem essas informações, use a criatividade. Seja FASHION com SEGURANÇA!”

Então, vamos nos conscientizar e adequar o uso de máscara ao nosso dia a dia, ao nosso visual? Encare esse item como mais um acessório do look, que tudo fica mais leve – sem dramas, sem criarmos dificuldade, mas levando a vida com muito estilo e cuidando de nossa saúde.

E vc? Já escolheu uma máscara para chamar de sua?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *